sábado, agosto 27, 2005

Na rota certa...


Na Rota dos Povos é uma associação com sede no Porto cujo objectivo é “a promoção de actividades de carácter cultural e desportivo, a cooperação e diálogo intercultural, e o apoio directo e efectivo a programas e projectos de organizações congéneres nacionais ou internacionais, através de assistência humanitária, protecção dos direitos humanos, defesa do ambiente, sensibilização da opinião pública com vista ao desenvolvimento da cooperação, promoção de viagens, debates, exposições e outras actividades”. É uma associação aberta à participação de qualquer interessado.

A face mais visível desta associação têm sido as viagens anuais que se iniciaram em 1997 com Porto-Marrocos-Porto, e prosseguiram com Porto-Irão-Porto (1998); Macau-Porto (1999), Porto-Islândia-Porto (2000), Porto-Bissau (2001), Luanda-Porto (2003). Nas últimas viagens têm sido privilegiados países de expressão cultural e Língua Portuguesa e no âmbito do espírito de cooperação e apoio visado por estas excursões, na viagem a Angola foi criada uma biblioteca com alguns milhares de livros em Maquela do Zombo, no Uíge, e foi entregue um contentor de medicamentos à AMI em Huila. Já na viagem a Bissau tinham sido entregues alguns milhares de livros.

Este ano a viagem é Dili-Porto e foi iniciada no dia 18 de Julho. Três motociclistas (Tito Baião, Porfírio Silva e João Pereira) deslocaram-se de avião do Porto para Melbourne, Austrália e dali atravessaram de mota o outback australiano até ao Darwin, no norte da Austrália e tomaram o avião para Dili. Em Dili efectuou-se um dos objectivos de viagem: a entrega de 4 mil livros angariados ao longo dos últimos anos, com o objectivo de com eles ser criado uma biblioteca na capital de Timor-Leste. Depois de vários dias em Timor o grupo regressou à Austrália, iniciando o percurso de regresso até ao Porto que os levará a transitar por 23 países, atravessando a Ásia, o sub-continente Indiano, as antigas Repúblicas Soviéticas e a Europa.

O grupo publica regularmente no Jornal de Notícias as crónicas da sua viagem.


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?