segunda-feira, agosto 22, 2005

falsos sorrisos que nos usurpam!


Lá para 1995, 1996 ouvi pela primeira vez no rádio sobre um prémio que galardoava os estudos de investigação científica potencialmente mais inúteis do ano : o Ig Nobel Prize. A partir daí de vez em quando vou ao site deles divertir-me um bocado.

Hoje descobri, ao ler o JN, mais um estudo feito por um reputado cientista português que considero que poderia ser um sério candidato a este prémio.

Segundo o seu autor , o Sr. Professor Armindo Freitas-Magalhães, psicólogo, docente do ISCE de Felgueiras (um instituto com fundos públicos), e director do FeeLab, este estudo é inédito a nível mundial.

Cognomina-se “A Expressividade do Sorriso – Estudo de casos em jornais portugueses” e desde Dezembro de 2003 até à actualidade o especialista analisou mais de 100 mil fotografias em todos os jornais diários, e daí já retirou algumas conclusões relevantes e que irá apresentar na 11ª Conferência Europeia da Expressão Facial, que se realiza na Universidade de Durnham, na Grã-Bretanha, de 13 a 16 de Setembro. Note-se que o estudo apenas será concluído no final deste ano.

Então, entre Dezembro 2003 e Agosto de 2005, o investigador descobriu factos deveras espantosos:
- que os portugueses surgem a sorrir cada vez menos nas fotos dos jornais – o que o investigador relaciona com a crise generalizada que o país tem vindo a atravessar,
- que através de uma escala de tipos de sorriso : o largo, o superior e o fechado, ou a face neutra. ; os sorrisos que mais aparecem são o fechado e o superior e algumas vezes também a face neutra,
- quanto menor é a idade das pessoas mais se vê o sorriso largo, comum nas crianças, sendo que os menos sorridentes são os idosos com sorriso fechado ou neutro,
- quanto menor é a idade das pessoas mais se vê um sorriso verdadeiro e espontâneo,
- as mais fotografadas foram pessoas entre os 35 e os 50 anos, que exibiam quase sempre o sorriso fechado e superior, e os mais idosos foram os menos fotografados,
- as mulheres sorriem mais do que os homens.

O investigador até criou uma curiosa teoria sobre a distinção de um sorriso verdadeiro ou falso, tipo Sherlock Holmes.

Sem dúvida que foram dois anos de investigação subsidiada muito proveitosos! Bem-haja! Pagarem-nos para ler jornais todos os dias é muito cansativo. As cadeiras das esplanadas podem ser por vezes muito desconfortáveis, acreditem!

Bem, eu sei que muitos dos últimos grandes contributos portugueses para o desenvolvimento da civilização humana têm sido entre outros erigir o maior pão com chouriço ou a maior paella (devidamente autenticados pelo Guiness Prize), ou então presentear o Durão Barroso ou o António Guterres para os grandes empórios organizacionais ; mas este estudo afigura-se-me doravante uma referência incontornável desta nossa vital contribuição civilizacional para o avanço do mundo.

Mas o mais engraçado disto tudo ainda é foto deste artigo no JN. Surge uma pessoa de costas com o subtítulo aludindo que os portugueses sorriam cada vez menos. Típico do JN.


Comments:
Mas olha que ao nível que o país anda, é bem possível que o homem tenha razão.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?