segunda-feira, agosto 29, 2005

A 1ª Portuguesa a tentar ascender a um 8 mil (metros).


Shisha Pangma

Daniela Teixeira tentará tornar-se a primeira portuguesa a ascender a uma dos catorze montanhas do mundo que atingem uma altitude superior a 8 mil metros. A montanha é o Shisha Pangma (8 046 metros) situada na cordilheira dos Himalaias, mais concretamente no sul do Tibete. Daniela Teixeira será acompanhada pelo seu habitual colega nas últimas expedições, Paulo Roxo. A partida de Lisboa está marcada para o dia 31 de Agosto.

No Outono de 2003 tomei contacto com os preparativos das expedições anteriores da Daniela Teixeira e do Paulo Roxo, que decorreriam em 2004, pois um aluno meu da Secundária do Barreiro, um dos organizadores do Portugal Ecoaventura e dirigente do Clube de Montanha do Barreiro, é um grande amigo dela. Essas expedições foram em Janeiro ao Aconcágua (6959 m), o maior pico dos Andes e do continente americano ; e em Agosto à cordilheira do Pamir (Rússia), onde Daniela se tornou a primeira mulher portuguesa a subir uma montanha com mais de 7 mil metros de altitude, o Korzenevskaa (7105 m). Nessa expedição a tentativa de subida ao pico Comunismo (7495 m) não foi contudo granjeada.

O Shisha Pangma tentará ser ascendido nesta expedição, no final do mês de Setembro, após um período de aclimatação, e pela face sul, segundo uma variante da “British Route”. Esta expedição tal como a anterior aos Pamires, conta com um website próprio na Campo Base.

O Shisha Pangma é um dos catorze oito mil cujo cume ainda não foi alcançado por portugueses. Em 1993 João Garcia realizou uma sua primeira tentativa, mas inesperados problemas de saúde, a par das más condições atmosféricas não permitiram que o realizasse. Em 2002 João Garcia voltou a tentar ascender a esta montanha, só que de novo as más condições atmosféricas (consequência do El Niño), inviabilizaram a ascensão. Recordo que em 2001 foi preparada uma expedição 100% portuguesa para escalar esta montanha, organizada pela Desnível, e liderada por João Garcia, com mais 4 alpinistas, entre os quais se contava justamente Paulo Roxo, mas a desistência (à última hora) de um importante patrocinador (o grupo MediaCapital), deitou por terra meses de trabalho de preparação da expedição.

Penso que a estação televisiva SIC irá acompanhar esta expedição. Estejam atentos e aproveito para desejar o melhor sucesso aos dois alpinistas. Força e gozem o máximo!


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?