segunda-feira, maio 16, 2005

Nipónicos enveredam decididamente pela Cultura.



Um breve artigo escrito por um professor universitário Coreano, que traduzi (não 100% à letra, mas respeitando o sentido do texto e a linha de pensamento do autor).

[24/04/2005]

Na actualidade, as tendências da cultura pop nos mercados direccionados para os mais jovens, difundem-se através de linhas imaginárias entre Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio e Londres, de um modo muito similar à epidemia de um vírus. Se uma nova tendência se afirma numa destas cidades, rapidamente se contagia às outras três, e só depois se difunde pelo resto do mundo. Tóquio é a cidade onde a maioria destas tendências se inicia. Alegadamente, as raparigas japonesas, do ensino secundário e universitário, são as que definem as últimas tendências na indústria da Moda mundial. Os principais designers do mundo da Moda referem que podem antever as direcções em que o mundo da Moda se encaminhará nos próximos dois a três anos, simplesmente observando as jovens japonesas na Rua Takeshita, no bairro Harajuku de Tóquio.

De acordo com as estatísticas do Marubeni Research Institute, para o período entre 1992 e 2002, enquanto o total das exportações Japonesas cresceu 15%, as exportações restritas a produtos culturais cresceram 300%. Em 2002, o total de dividendos arrecadados pelas exportações de produtos culturais Japoneses foi de 15 biliões de dólares. Este número é quase o dobro dos 8,85 biliões de dólares que Hollywood obteve, no mesmo período, pela venda dos seus filmes e vídeos. Estima-se que em 2015 o valor obtido pelas exportações de produtos culturais ascenda aos 340 biliões de dólares.

Nas primeiras décadas do século 20 o Japão preocupou-se com a sua expansão, através de meios militares, e afirmou-se como um gigante económico nas décadas de 80. Agora, no século 21, o Japão tem desenvolvido um imenso esforço no sentido de se tornar uma potência cultural. De facto, as estratégias para promover as exportações culturais são um valor acrescentado e eficiente no incremento da imagem nacional.


Conseguirão tais estratégias, permitir ao Japão uma proeminente posição internacional, algo que o país não conseguiu atingir com as suas capacidades militares e económicas?


A partir da segunda metade da década de 90, a cultura pop japonesa desfrutou de um surpreendente salto nas exportações. Isto deveu-se, segundo certos analistas, ao sentimento anti-americano que se difundiu com a política diplomática unilateral americana implantada pelo mundo fora. Por outras palavras, em comparação com a América (o maior exportador de cultura pop), o Japão conseguiu oferecer “entretenimento cultural” de feição mais neutral.

Na actualidade, quando o que está em jogo são as exportações culturais, a imagem da nação exportadora revela-se vital. Recentemente, o Japão tem se envolvido em disputas com as nações vizinhas, sobre as suas práticas (algumas de total reprovação) durante a era de colonização. Podemos interrogarmo-nos se tais acções afectarão o rumo traçado pelo Japão para se tornar uma potência cultural, se prosseguir com este tipo de atritos com os seus vizinhos.

Park Myeong-jin, Guest editorial writer, Professor of Journalism at Seoul National University, mjinpark@snu.ac.kr

[texto em inglês]



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?