sexta-feira, maio 20, 2005

As razões da PLG contra Prémio atribuído a Laura Bush!


A PLG (Progressive Library Guild) discorda veementemente da atribuição, em Abril passado, de um Prémio de Reconhecimento a Laura Bush, por parte da ALA.

A secção da ALA, de El Paso (Texas), terra de Laura, foi a iniciadora da campanha para a atribuição de um Prémio, com base nas acções ( e ideais subjacentes) levadas a cabo pela primeira dama ao longo da sua vida em defesa das bibliotecas e da leitura, inclusive a sua milionária campanha "Recruitment of Librarians for the 21st Century"

O PLG apresenta uma lista de seis argumentos contra a atribuição deste prémio:

- A concordância de Laura Bush com o Patriot Act, que encerra em si uma forte política de censura e de violação dos direitos civis , e que inclusive foi censurada pela ALA. O mais caricato é que Laura Bush na altura criticou a toda-poderosa (65 mil membros) ALA por ser demasiado radicalista nas suas opiniões.

- O facto de o apoio dado por Laura Bush às bibliotecas Americanas não ser democrático

- O facto de Laura Bush já ter exercido em algumas situações uma camuflada censura à realização de certos eventos no âmbito das Bibliotecas e afins.

- a total ausência discussão no seio (dos membros) da ALA da atribuição deste prémio e a não clarificação dos critérios usados para se atribuir tal distinção.

- o facto deste prémio servir com moeda de troca para um “incremento das relações” entre a ALA e administração Bush



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?