terça-feira, junho 21, 2005

O homem é Engenheiro

Em época de Exames Nacionais e de todo o folclore que o cerca, foi bom ler a entrevista de Pedro Guedes de Oliveira no Público de hoje. A passagem que quero referir é: "(...) Passámos [o Ensino Superior] os últimos anos a dizer que a culpa era do secundário. Que os alunos saíam mal preparados. Mas, em compensação, acho que temos feito muito pouco para ajudar a resolver esse problema.(...) E o mais importante não é o objectivo da avaliação, mas o da aprendizagem. Temos de perceber como é que vamos ensinar os miúdos melhor. Não como os examinar melhor".
Isto toca em dois pontos que já me aborrecem há anos. O primeiro é que, sendo o Ensino Superior aquele que inquestionavelmente tem o maior capital de confiança junto da opinião pública, e no qual mais se tem investido nos últimos 15 anos, é também, sem dúvida, o mais desorganizado e onde menos se trabalha no ensino propriamente dito. Por outras vezes, em oposição ao primário, ao básico e ao secundário, é onde menos se ensina. E nada foi feito para que o deixasse de ser.
O segundo é a própria questão da avaliação, que foi exacerbada a tal ponto que parece que não se faz mais nada de importante nas escolas a não ser Exames. E é pena, mas é cada vez mais verdade.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?