quarta-feira, abril 27, 2005

Serviço Público na RTP1


Da TVI se pode dizer que não tem nenhum, absolutamente nenhum, programa de jeito. Informação tablóide, telenovelas portuguesas de milésima qualidade e reality shows é tudo quanto tem para nos dar. Quanto à SIC, julgo que já não passa mais nada senão telenovelas brasileiras, devem ser para aí umas dez por dia.

É por isso que não posso deixar de elogiar a RTP1. Sendo inegável que este canal está longe de conseguir oferecer uma programação coerente de qualidade que vá ao encontro das exigências de um canal do Estado, não é justo que não se lhe reconheça mérito na forma como consegue, em concorrência com o telelixo das outras televisões generalistas, manter 20% de share e colocar no sua grelha, muitas vezes em horários nobres, programas de inequívoco serviço público.

Exemplos de serviço público, em horário nobre, foram os dois programas que passaram depois do telejornal de domingo e segunda-feira. Um dedicado a Einstein, a assinalar os 50 anos da sua morte, muito interessante por focar a dificuldade do cientista, na segunda metade da vida, em aceitar a evolução da física, intolerante para com as probabilidades da mecânica quântica. Outro dedicado a Eduardo Lourenço, excelente dia-a-dia com o ensaísta – no Egipto, em Vilar Formoso, em casa no sul de França, numa exposição com Júlio Pomar, numa conferência com Mário Soares - a deixar-nos apontamentos sobre os mais diversos assuntos. Às vezes de tal modo desleixados que mal o podíamos ouvir.

Comments:
Acho impressionante a "nossa" pequenez nos comentários. é de mais! Acham mesmo que a RTP está a fazer um BOM serviço público!?? Eu não acho! O que passa de BOM que se possa realçar (a horas dígnas)? Entre as 20:00 e as 22:30 o que passa na RTP (durante TODA a semana)? o telejornal e (mais) um concurso. De vez em quando, troca o concurso pelo futebol, e ou por outro programa. tssssss valha-nos dEUS! Serviço público é passar BONS programas a horas decentes! Sem ter medo da concorrência. Isso SIM seria prestar um BOM serviço público! tenho dito :P

p.s.: normalmente os debates começam SEMPRE depois das 22:30.

fp
 
Eu comecei por dizer: «Sendo inegável que este canal [RTP] está longe de conseguir oferecer uma programação coerente de qualidade que vá de encontro das exigências de um canal do Estado...»
O que eu quis realçar foi que a RTP é bastante melhor que os outros canais e tem momentos de serviço público, como os dois exemplos que referi, que passaram, pelo menos, a partir das 22:00.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?