quarta-feira, abril 20, 2005
Óbidos inova o turismo luso.
A vila medieval de Óbidos, autêntico museu aberto, adaptou o sistema de visitas áudio guiadas já existentes nos (cerrados) museus, e configurou-o, de modo pioneiro, ao seu encantador burgo. Os turistas já podem alugar (de modo rápido e simples) no Posto de Turismo (por 5 € e duas horas de utilização) um aparelho portátil que contém informação gravada sobre trinta pontos de interesse da vila medieval.
Em cada um desses pontos o turista pressiona a tecla numérica que lhe está associada e ouvirá num auscultador explicações (de duração entre dois minutos e meio a cinco minutos) sobre o respectivo património: história, descrição, valor artístico e monumental, enquadramento no meio, e afins. A informação é disponibilizada em quatro línguas: português, inglês, francês e castelhano.
Esta estratégia visa angariar fundos, mas também distender o tempo médio de duração da vista à vila, que se cifra no momento em cerca de meia hora (segundo dados do Turismo).
Este inovador serviço surge no âmbito de uma “grande reviravolta em termos de agressividade das operações turísticas” e é o “primeiro de muitos novos serviços ligados ao turismo que irão surgir brevemente em Óbidos” refere o autarca-mor de Óbidos. Entre estes serviços constam: programas e circuitos de visitas guiadas, conferências, espectáculos de animação, etc.
Esperemos que outros municípios adoptam também este prestável serviço…
abraço
<< Home