segunda-feira, março 14, 2005

Jesus taumatúrgico

Excelente o artigo de Frei Bento Domingues no Público de domingo. Pretendendo criticar os movimentos religiosos que revelam indiferença pelos problemas sociais, económicos e políticos da sociedade, baseando a sua acção nas soluções taumatúrgicas, ele expressa uma opinião muito interessante sobre os milagres de Jesus:
«Creio que os gestos taumatúrgicos de Jesus serviam, numa certa cultura e em situações bem identificadas, para dar um sinal impressionante de que era preciso destruir a justificação divina da doença e da pobreza.»
É uma perspectiva curiosa, Frei Bento Domingues considera que os milagres, mais do que uma manifestação de divindade, pretendiam negar a relação, muitas estabelecida pela cultura hebraica, entre doença, pecado e castigo. Um pouco na linha do que dizia Tolentino Mendonça no Mil Folhas da semana passada, quando este explicava que a ruptura de Jesus estava sobretudo na proximidade com os párias da sociedade, na maneira como ele desrespeitava as divisões sociais, Bento Domingues vê nesses milagres a aproximação aos afastados da sociedade.


Comments:
confesso que hesitei muito antes de escrever este post. não quero fazer figura de beato que só fala de religião. mas enfim, mais vale seguir os meus impulsos, e escrever sobre aquilo que me vem à cabeça.

se não houve milagres temos a narrativa. em jesus temos sempre esta compensação. podemos duvidar de tudo, menos da mensagem que está no evangelho. neste caso específico, a mensagem é inequívoca, o cristianismo é uma religião de inclusão e não de exclusão. tal como o teu comentário refere, "um bom pastor guia todas as ovelhas do seu rebanho". é isso mesmo
 
Realmente, é triste. Ando muito ocupado. Espero brevemente voltar à carga.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?