sexta-feira, março 04, 2005

Padre Nuno Serras Pereira - II

Vamos lá ver se nos entendemos em relação a esta questão.
1 - Ninguém pretende negar a doutrina defendida pelo Vaticano. A sua posição é clara: não ao aborto e aos métodos contraceptivos artificiais.
2 – Estou contra esta posição da hierarquia da Igreja e não pretendo defendê-la. A Igreja está, na minha opinião, errada, sobretudo porque tem assumido uma postura tão empenhada. Há inúmeros assuntos muito mais importantes que o aborto e o preservativo.
3 – O que o Padre Nuno Serras Pereira disse foi uma coisa muito diferente. Basicamente foi isto, quem tomar posição a favor do aborto e dos métodos contraceptivos defende o assassínio de crianças inocentes. A essas pessoas ele não dá a comunhão. Ou seja, eu, que sou a favor dos métodos contraceptivos, sou, ou um criminoso, ou um cúmplice de homicídios. Por isso ele nunca me poderá dar a comunhão.
4 – Ora a Igreja nunca defendeu estas ideias. Está contra o aborto e os métodos, certo. Mas nunca interditou a comunhão às pessoas que não concordam com ela. Nem nunca proibiu ninguém de defender ideias diferentes em relação ao assunto. Nem nunca disse que estas pessoas são homicidas. Nem nunca disse que a contracepção é sinónimo de matar (já em relação ao aborto terá dito algo próximo disso).
Era a mesma coisa que a Igreja proibisse a comunhão a quem defendesse o casamento dos padres, o sacerdócio das mulheres, o fim do sacramento da confissão, etc. As pessoas são livres para defender as suas ideias.
5 – Por fim, é preciso entender que a Igreja Católica é composta por pessoas e grupos com sensibilidades muito diversas. Não me canso de repetir isto porque faz toda a diferença. Há muitos católicos a defender ideias diferentes em relação às questões da vida, e há um debate que ainda não acabou, mesmo dentro do Vaticano. Já vi tantos clérigos a escrever sobre o assunto e apresentar argumentos contra as posições oficiais, e que eu saiba não foram impedidos de comungar.

Nota: Além de tudo o mais há ainda as questões do tom e do método. Completamente absurdas. Mas pronto, sobre isto acho que estamos todos de acordo.


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?