sexta-feira, março 11, 2005

Brasil 2 - Itália 3

No Vilacondense, Dupont faz referência ao jogo que o Brasil perdeu com a Itália, em 82. Dupont confessa que nesse dia chorou desalmadamente, e foi esta confidência que me levou a escrever um comentário (que ficou truncado por excesso de caracteres) que reproduzo aqui.


É curiosa a referência a este jogo. Eu também chorei muito nesse dia. Foi o meu primeiro mundial (cheguei de Moçambique no final do Verão de 78) e segui religiosamente os jogos do Brasil, os 2-1 contra a URSS, os 4-1 contra a Escócia e a Noza Zelândia, e os 3-1 à Argentina. Felizmente, não pude ver o jogo contra a Itália, senão ainda seria bem pior. Vinha de uma viagem ao Sul (não me lembro de onde) e só soube do resultado porque parámos num café à beira da estrada. O jogo estava a acabar e eu fiquei incrédulo ao saber que o Brasil estava a perder. Tinha doze anos e fui gozado por todos os meus irmãos que achavam uma infantilidade chorar por causa de futebol. Ainda por cima por causa do Brasil. Foi, sem dúvida, a minha primeira grande desilusão futebolística. Depois veio o Europeu de 84, com aqueles dois golos da França nos últimos cinco minutos – que me fez odiar os franceses durante anos -, as três finais perdidas do Benfica, uma na Taça UEFA, e duas na Taça do Campeões, e ainda a descida de divisão do Rio Ave, penso que em 85, depois de ter feito uma liguilha (penso que era assim que se chamava) brilhante, com o Chico Faria em grande forma. Curiosamente, quem acabou por me dar a maior alegria durante a minha adolescência foi o Porto, com a vitória em Viena. Naquela altura as rivalidades entre clubes eram bem menores, e no fim do jogo foi de arromba, com benfiquistas, sportinguistas em grande festa junto dos portistas. Enfim, outros tempos.


Comments:
do mundial 82, o que me recordo é é pouco: a fantástica selecção do brasil com o zico, o sócrates, alemão,... na altura tb atinava tb muito com a Espanha que jogava em casa (sobretudo o Arconada na baliza). Ainda tenho o naranjito em porta-chaves.
foi na liguinha de 85 que fomos a Portimão, com o Luís ver o Rio Ave? viagem meia crazy...
 
Não, isso já foi depois. No ano seguinte o Rio Ave subiu de divisão (com o Mário Reis, sem ter perdido nenhum jogo) e depois quase que descia outra vez, nesse ano em que fomos a Portimão. Estávamos a perder por 2-0, e demos a volta, ganhando por 3-2. Conseguimos a permanência, mas aconteceu aquela trapalhada com o Salgueiros e nenhum clube desceu. O campeonato passou a ter 20 equipas.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?