sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Indecisos

Sabendo-se que existe um número invulgar de indecisos, é estranho que nenhuma empresa de sondagens tenha procurado estudar o perfil destas pessoas: são de direita ou de esquerda, pensam votar ou abster-se, votaram nas últimas eleições legislativas ou não, hesitam entre que partidos (PSD/PP; PSD/PS; PS/partidos à sua esquerda; ou ainda abstenção/votar). Penso que este estudo não seria difícil de fazer e traria maior segurança às empresas, pois permitiria assim saber em que intervalos se encontram os indecisos, possibilitando estabelecer os vários cenários prováveis, para além dos apresentados pelas sondagens. Poderíamos conhecer melhor qual a tendência de votos, se haveria alguma possibilidade do PSD recuperar a desvantagem, se o PS pode ainda esperar um aumento da sua votação, ou se, pelo contrário, estão alcançados os limites da sua quota de votos, se é possível o PP subir, ou se, pelo contrário, os indecisos pertencem em grande parte à esquerda, e a tendência será estes se dividirem pelos partidos da esquerda.


Comments:
Já agora, incluir uma pergunta sobre o porquê da indecisão: desinteresse, desilusão, etc.
(Não é que não façamos ideia, mas era só para confirmar...)
Dupont
 
e sobretudo falta de alternativas. não se percebe por que razão neste país os pequenos partidos se colocam sempre em posições extremadas.
 
É preciso ter em atenção que sondagens serão sempre apenas a manifestação de uma intenção. Reparem que a sondagem mais abrangente publicada hoje (mais de 5000 consultas) diz que 14% dos inquiridos não vai votar. Ora, se sabemos que a abstenção ronda os 35%, os resultados devem ser sempre vistos com cautela.
Qual é o pequeno partido com posições extremadas que referes? Só conheço dois, o PNR e o POUS.
 
viste como encontraste dois bons exemplos. se pensares um pouco mais talvez encontres outros

Mário Azevedo
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?