quinta-feira, dezembro 09, 2004

A fraude do século? - 3

Resolvi responder ao texto do Alexandre Mano colocado no post A fraude do século? - 2. Não estou tão informado como ele mas penso que existem alguns pontos fracos na sua argumentação.
Em primeiro lugar, acho impossível que a missão de Apolo 11 tenha sido uma fraude (o Alexandre não diz isso mas coloca a hipótese de). É preciso lembrar que estávamos em plena guerra-fria, em que a competição entre russos e americanos pela conquista do espaço era muito grande. Aceito que a ida à Lua pelo Homem não fosse de grande interesse científico, mas a verdade é que em termos de propaganda (como ele refere) era fulcral, e não estou a ver os russos a fazerem um acordo tácito. Se a ideia era acabar com os gastos inúteis então por que razão haveriam de ser os americanos a ficar com os louros da vitória? Por outro lado, continuo na minha, a comunidade científica haveria de se manifestar mais cedo ou mais tarde. Esta viagem é um dos maiores feitos da história da Humanidade, comparável às viagens de Colombo ou de Vasco da Gama. Não é possível que se possa construir um embuste desta dimensão impunemente. Os cientistas não formam uma comunidade coesa e homogénea, existem fortes antagonismos e competição muito acesa no seu seio. Muitos deles provavelmente odeiam os americanos e estariam muito felizes se pudessem mostrar que a viagem não existiu. O exemplo do relatório de Colin Powell joga a favor de mim e não contra. Provou-se que as provas de destruição maciça eram falsas. Foi a comunidade científica que o fez. Quanto a história do Pentágono não sabia que estava provada, por isso calo-me.
Quanto à questão das fotografias repito os meus argumentos. É espantoso que queiram elaborar uma fraude e se cometam tantas asneiras. Se os cientistas da NASA estavam fartos de saber que não há vento lunar, por que razão haveriam de pôr a bandeira a agitar-se? Aqui não vale o argumento de que as anomalias foram detectadas por software recente. O mesmo se poderia dizer da questão das pegadas, ou da penumbra, etc.

Comments:
As tuas questões são inteiramente pertinentes. E eu não sei responder. Posso conjecturar (como fiz no caso do acordo americano-soviético), mas não posso afirmar nada.
Quanto ao caso do Pentágono, mando as fontes:
http://www.asile.org/citoyens/numero13/pentagone/erreurs_en.htm
http://www.humanunderground.com/11september/pent.html
Repare que quando digo que está provado, quero dizer que, para qualquer pessoa que investigue minimamemte o caso com uma visão imparcial, não restam dúvidas. Não há qualquer confirmação de fontes do governo dos EUA.
Não concordo com um dos teus argumentos: os quem escreveram o relatório de Colin Powell eram cientistas; os que o refutaram eram jornalistas.
 
Se calhar tens razão quando ao relatório de Colin Powell, mas a verdade é que o embuste foi logo desmascarado. E a questão é esta: se a ida à Lua fosse uma fraude não seria também imediatamente desmascarada?
 
só queria dizer, ó alexandre deves tar + inteirado dos dossiers USA que o Bush. A secreta americana deve tar de olho em ti ;) alecxander amanovitch creio, n ?

depois vou try to fazer um comment sobre a trip to the moon...
 
ainda arranjei tempo pra dar os meus bitaites...

mas desde já poso garantir que só uma pessoa de má-fé pode lançar a suspeita/calúnia que as fotos são falsas!! Para tal basta ver isto..

http://emplastro.no.sapo.pt/imagens/fotos/montagens/foto11m.jpg
 
Não sei...mas dá que pensar!!
Estou a coçar a cabeça....
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?