segunda-feira, fevereiro 28, 2005
Jesus no Mil Folhas
Vale a pena ler o Mil Folhas do último sábado, com um dossier muito interessante - “Jesus está na moda” - sobre as novidades na edição que tratam da figura de Jesus. Para além da crítica a algumas dessas obras, oriundas das mais diversas áreas do conhecimento (Teologia, História, Arqueologia, Psicologia), há uma entrevista do poeta Tolentino Mendonça, a propósito da sua tese de doutoramento em Teologia, "A construção de Jesus”, editada pela Assírio & Alvim. Excelente entrevista. Vejam este excerto:
«Jesus era respeitado como mestre no seu tempo, na misericórdia para com os pobres ou nos sinais proféticos que fazia, os milagres. Não é esse o ponto de ruptura. No discurso de Lucas, a ruptura é a proximidade de Jesus com os pecadores e a maneira como ele não respeita o espaço dessa divisão social [para com os pecadores, párias da sociedade], mas acolhe a proximidade com os pecadores. Isso é absolutamente impertinente.
Jesus dissolve estas fronteiras no interior da sociedade, falando de um perdão que já não passava pelo Templo, mas pelo encontro com ele próprio e com a descoberta da sua identidade divina.»
Vi agora que a Ordem é o Priorado de Sião, um grupo que dizia proteger a linhagem dos descendentes de Jesus e Madalena.
Tudo o que se sabe deste priorado veio de uns documentos encontrados nas décadas de 50 e 60 na Biblioteca Nacional de Paris, de um Pierre Plantard, que dizia ser descendente dos merovíngios (que segundo a sua tese eram descendentes de Jesus) e grão-mestre deste Priorado.
será que esta história tb tem direitos de autor?
segundo, a repressão sexual do cristianismo tem muito que ver com os padres da Igreja dos primeiros séculos, que foram responsáveis pela doutrina da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. É preciso ver que este viveu num período extremamente rigoroso em termos sexuais, o que afectou não só os cristaos, mas também outros movimentos (basta pensar em todas as heresias surgidas na época - muito mais rigorosas que a ortodoxia - e nas correntes filosóficas - por exemplo, o neoplatonismo)
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