sexta-feira, janeiro 07, 2005

Parlamento para quê?

No seguimento do não oficialmente decretado Ano Nacional das Asneiras, Sampaio defende uma alteração à lei eleitoral que permita facilitar a criação de maiorias parlamentares, ou maiorias absolutas, como se queira chamar.
Do alto da sua douta sabedoria democrática, o nosso Presidente não acha suficiente que, em casos extremos (mas não tanto como isso), pouco mais de 40% de votos expressos sejam suficientes para que um partido obtenha a maioria absoluta, nem acha pouco correcto que um partido obtenha 3% de votos e só tenha 1,5% dos deputados.
Eu tenho a noção que um consenso é uma conquista quando é obtido através do refinamento de opiniões à partida díspares. Sampaio é um dos que acha que um consenso é um somatório de opiniões todas iguais.
Mas afinal, para quê é que esta gente quer um Parlamento? Mas valia eleger um Presidente da República que definisse tudo: ministros, orçamento, plano de governo, etc. É igual a uma maioria absoluta e escusamos de nos chatear mais com isso. Presidencialismo já!

Comments:
Concordo completamente contigo. O que o Sampaio defende é um total disparate, que provocaria uma bipolarização ainda maior. Só que há um problema, é que nossos partidos, sobretudo os da esquerda, têm uma dificuldade enorme de estabelecer consensos. O PC e o BE já estão a trabalhar para impossibilitar um governo de coligação. Eles têm de entender que um futuro executivo não pode governar de acordo com o programa de um partido de 5% ou 10% de eleitorado.
 
É claro que os consensos podem ser alcançados no âmbito do Parlamento, mas não acredito que tal, por si só, permita a estabilidade governativa. Nisto, julgo, também estamos em desacordo.
 
As pessoas não o querem, mas os partidos maioritários vão subverter o sistema e aprovarão uma nova lei eleitoral!
 
Alex, é bem diferente uma maioria absoluta e uma maioria parlamentar. Bem diferente!!
A minha opinião em relação ao Sampaio...vcs JÁ sabem..tá chéché. Como se pode dissolver um Presidente da República? Essa é a minha questão(poderia ser um tema para 1 novo post).


fp10-1
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?